sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

11 Razões para você tomar chá verde

11 Razões para você tomar chá verde


Se você beber entre duas a seis xícaras de chá verde por dia poderá emagrecer e acumular inúmeros benefícios para a sua própria saúde que, no final das contas, pode resultar em aumento significativo da sua longevidade e qualidade de vida. É uma bebida termogênica, isto é, aumenta a temperatura corporal sendo ideal para realizar a dieta do chá verde.
Esta é, sem dúvida, a lista mais completa já compilada sobre os benefícios desta agradável bebida esverdeada, apreciada por bilhões de pessoas pelo orbe.
PROPRIEDADES DO CHÁ VERDE

11.NA BOCA
O seu dentista vai negar até o fim, mas a verdade é que o chá verde parece ter efeito inibidor em bactérias que temos na boca combatendo o mau hálito, dor de garganta e cáries. O mesmo estudo mostrou que o chá verde poderia combater também vírus presentes na boca.

10.PREVINE E PODE ‘BLOQUEAR’ O CÂNCER
Substâncias contidas no chá verde previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres sugerindo que ele é capaz de prevenir todos os tipos de câncer. Um estudo em ratos mostrou que o chá verde pode prevenir câncer de cólon em mais de 50% dos casos. Mas caso o tumor apareça há 80% menos chance dele ser maligno e seu crescimento também é mais limitado. Cinco ou mais xícaras de chá verde por dia podem cortar pela metade a chance de surgimento de câncer de próstata avançado. Extrato de chá verde também mostrou que pode aumentar a quantidade de enzimas que combatem as células cancerosas. O chá verde pode ajudar em muitos tratamentos contra o câncer e também previne câncer de estômago. O risco de mortalidade é menor para mulheres com câncer de mama que consomem os antioxidantes do chá verde. Compostos existentes no chá também se mostraram eficientes contra câncer de pâncreas, de esôfago, pulmão, pele… 

9.AJUDA A DORMIR MELHOR
Um estudo mostrou que o chá verde pode neutralizar os efeitos neurológicos negativos da apnéia. Ela está ligada ao surgimento de várias outras doenças, dificuldades cognitivas e risco de acidentes. A causa parece estar ligada ao fato de que o chá verde ajuda a evitar a oxidação (e morte) dos neurônios durantes os episódios de falta de oxigênio causado pela apnéia. 

8.REDUZ O RISCO DE DERRAME
Mulheres que bebem cinco ou mais xícaras de chá verde por dia tem até 62% menos chance de morrer de derrame. Para homens o risco cai para 42%. Mas as diferenças podem residir no fato do estudo haver sido feito com mais voluntários masculinos que fumavam do que mulheres. 

7.PREVINE E RETARDA DOENÇA DE ALZHEIMER
As mesmas substâncias que parecem prevenir o câncer no chá verde evitam que se forme uma proteína que cria placas no cérebro e levam à demência chamada de doença de Alzheimer. Experimentos mostraram redução de 54% no acúmulo das placas no cérebro de roedores. Este efeito ocorre, pois compostos presentes no chá verde inibem a atividade de uma enzima que destrói a acetilcolina, uma importante substância encontrada nos neurônios.

6.PREVINE E REDUZ ARTRITE
Substâncias químicas contidas no chá verde podem bloquear a enzima que destrói cartilagem e leva à dolorosa artrite. O chá deveria ser bebido como profilático para evitar a doença, segundo médicos.

5.COMBATE A AIDS
Cientistas japoneses descobriram que um componente químico do chá verde pode evitar que o HIV se conecte a células saudáveis do sistema imunológico evitando que o vírus se espalhe e que destrua as células imunológicas. 

4.PROTEGE CONTRA DOENÇA DE PARKINSON
O ator Michal J. Fox desenvolveu cedo o mal de Parkinson
Doença de Parkinson é causada pela perda de neurônios produtores de dopamina, que controla os movimentos. Os antioxidantes do chá verde, ao reduzir a oxidação dos neurônios estariam contribuindo para a redução do avanço e prevenção da doença.

3.BOM PARA O CORAÇÃO
Doença cardíaca é a maior causa de mortes em todo o mundo. Um estudo recente descobriu que o chá verde melhora o fluxo sanguíneo e a habilidade de relaxamento das artérias. Estudos também mostraram que o chá verde ajuda a manter saudáveis os níveis de colesterol.

2.ANTIENVELHECIMENTO
Os flavonóides contidos no chá verde são conhecidos lutadores contra o envelhecimento. Ao evitar a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. O chá verde também combate os radicais livres a inflamação causada pela exposição à luz solar. Devido aos mesmos efeitos antioxidantes, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele, etc. Estudos mostraram que cremes com chá verde levam a melhorias significativas na elasticidade da pele. 

1.É ‘MAIS SAUDÁVEL’ QUE BEBER ÁGUA
O chá verde não apenas hidrata você da mesma maneira que a água faz, mas também traz a você todos os benefícios para a saúde que mencionamos acima, e possivelmente alguns outros ainda não descobertos. Mas é claro que você não deve adicionar açúcar para evitar ganhar peso.

BÔNUS: RECEITA CHÁ VERDE – COMO PREPARAR
De que adiantam todas estas dicas se você não gosta do sabor extremamente amarra-goela do chá verde? Se o sabor do chá verde é insuportável assim, você está fazendo algo muito errado ao prepará-lo. A maneira correta de preparar chá verde é pela infusão:
1.     Deixe a água no fogo até começar a juntar minúsculas bolhas de ar, logo antes da fervura . A temperatura ideal é de 70 a 80oC.
2.     Nesse ponto coloque a água no recipiente onde a infusão será efetuada e mergulhe a erva.
3.     Deixe a infusão correr por, no máximo, cinco minutos e coe a erva.
4.     Beba o antes possível, sem pressa.
Infusões mais demoradas levarão à liberação excessiva do tanino contido na erva, uma substância amarga. Segundo especialistas a água muito quente ou a infusão muito longa podem levar à evaporação, ou quebra, das substâncias salutares presentes na erva e o efeito benéfico da sua xícara poderia ser reduzido.
A infusão deve resultar em uma bebida de cor verde clara com sabor suave.
Ah! Existem muitos chás por aí (inclusive de saquinhos) que se intitulam “chá verde”, mas só tem mato. Se não nouver a erva Camelia sinensis, não é chá verde. Compre sempre erva de boa procedência.
[Fontes]

- See more at: http://hypescience.com/beneficios-cha-verde/#sthash.wyfpN0LN.dpuf

Pesquisa indica que uso de avatares ajuda a tratar esquizofrenia

Pesquisa indica que uso de avatares ajuda a tratar esquizofrenia


Os pacientes foram convidados a criar avatares das vozes em suas cabeças
Uma pesquisa britânica indica que o uso de avatares pode ajudar no tratamento de pacientes esquizofrênicos, que escutam vozes.
O estudo, divulgado na publicação científicaBritish Journal of Psychiatry e conduzido por uma equipe da University College London, se concentrou em pacientes que não responderam à medicação padrão usada para tratar da doença.
Os pacientes criaram avatares, escolhendo um rosto e uma voz que combinavam com as vozes dentro de suas cabeças.
Depois de seis sessões de terapia, quase todos os 16 pacientes que terminaram o tratamento disseram que as vozes melhoraram, e três deles disseram que as vozes pararam completamente.
Confrontando
O estudo, liderado pelo psiquiatra e professor emérito da University College London, Julian Leff, comparou 14 pacientes que se submeteram à terapia com avatares com 12 pacientes que receberam a medicação antipsicótica padrão e tiveram sessões ocasionais de terapia.
Mais tarde os pacientes do segundo grupo também se submeteram à terapia com avatares.
Leff falou com os pacientes por meio de seus avatares em sessões de terapia. Aos poucos, ele treinou os pacientes a confrontar as vozes.
"Eu incentivo o paciente dizendo: você não pode aceitar isso, você deve dizer ao avatar que o que ele, ou ela, está dizendo é um absurdo, que você não acredita nessas coisas, e que ele, ou ela, deve ir embora, e deixá-lo em paz. Você não precisa desse tormento," disse Leff.
"Gradualmente o avatar muda de atitude dizendo, 'tudo bem, vou te deixar em paz. Eu sei que tornei sua vida muito infeliz, como posso te ajudar?' E então começa a incentivá-los a fazer coisas que podem melhorar suas vidas," contou Leff.
No final do tratamento, os pacientes disseram que ouviam as vozes com menos frequência e que não ficavam mais tão perturbados com elas. Os níveis de depressão e os pensamentos suicidas também diminuíram, o que é particularmente relevante em um grupo de pacientes onde um em dez tenta o suicídio.
Alta taxa de abandono
O fato de apenas 16 dos 26 pacientes terem completado o tratamento foi atribuído pelos pesquisadores ao medo incutido pelas vozes que os pacientes escutam, algumas das quais "ameaçaram" ou "intimidaram" os pacientes a deixar a terapia.
Novas opções de tratamento foram aceitas por um em cada quatro pacientes com esquizofrenia que não respondem à medicação. A terapia cognitiva comportamental pode ajudá-los a lidar com as vozes, mas não costuma aliviá-las.
Um estudo maior, com 142 pacientes, está previsto para começar no mês que vem em colaboração com o Instituto de Psiquiatria do King’s College London.
O Professor Thomas Craig, que vai conduzir o estudo maior, disse: "A beleza da terapia com avatar é sua simplicidade e coragem. A maioria das terapias para esse tipo de doença é cara e demorada."

"Se nós mostrarmos que este tratamento é eficaz, esperamos que ele esteja amplamente disponível no Reino Unido em apenas dois anos. A tecnologia básica usada no tratamentos está bem desenvolvida, e muitos profissionais de saúde mental já têm as habilidades terapeuticas necessárias para aplicá-lo."

fonte;Lorna Stewart
Reporter de saúde da BBC News
Atualizado em  3 de junho, 2013 - 14:37 (Brasília) 17:37 GMT

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/06/130603_avatar_esquizofrenicos_an.shtml

Alergias podem ajudar a prevenir o câncer

Alergias podem ajudar a prevenir o câncer


Só quem tem alergias sabem como elas são incômodas. Mas uma pesquisa sugere que essas reações podem não ser tão ruins assim: elas podem ajudar o sistema imunológico a afastar alguns tipos de câncer, como o de mama e o de pele.
Os pesquisadores basearam essa conclusão em um estudo com cerca de 17 mil dinamarqueses que foram testados com os alérgenos de contato mais comuns, entre 1984 e 2008, em um hospital especializado em problemas de pele.
No total, cerca de uma em cada três pessoas apresentaram reação positiva a algum alérgeno. Dentre eles, quem apresentou mais alergias foram as mulheres. De todas as pessoas que participaram do estudo, 19% desenvolveram algum tipo algum tipo de tumor, incluindo os não cancerígenos. Delas, menos de 38% apresentavam alergias de contato.
Entre as pessoas com alergias, o câncer de mama e de pele apareceram em taxas menores em ambos os sexos e os índices de câncer no cérebro foram diminutos entre as mulheres.
A explicação mais aceita é que pessoas com alergias de contato são menos propensas a desenvolverem câncer porque seus sistemas imunológicos são supersensíveis. Os pesquisadores, entretanto, acreditam que ainda é muito cedo para se tomar uma conclusão definitiva e que outros fatores devem ser estudados, como o tabagismo e classe social.[ScienceDaily]

Chá verde pode combater a AIDS

Chá verde pode combater a AIDS


Novos estudos descobriram que o sêmen possui um fator que potencializa infecções virais e leva o HIV diretamente até a célula que ele deseja infectar. Esse poder potencializador vem do SEVI, derivado do sêmen. O SEVI é um beta-amilóide formado na próstata. Uma molécula que combate os efeitos destes beta-amilóides (que causam ainda outras doenças como Alzheimer e Parkinson) é o EGCG, presente no chá verde.
O pesquisador Ilona Hauber, PhD do Instituto Heinrich-Pette para Virologia Experimental e Imunologia em Hamburgo, Alemanha e seus colegas descobriram que o chá verde pode bloquear o SEVI e combater a infecção do HIV. Em estudos laboratoriais mostraram que EGCG degrada as proteínas formadas pelos peptídeos da próstata e evita que o sêmen potencialize a ação do HIV. Além disso, não prejudica nenhuma célula humana.
O EGCG é estável em ambientes ácidos. Portanto, os pesquisadores acreditam que pode ser um componente importante para o gel anti-HIV que está sendo desenvolvido. Trata-se de um gel que as mulheres podem aplicar para evitar a contaminação durante o sexo. Para os alemães, o EGCG é um ingrediente natural que pode ter um valor como inibidor desse efeito potencializador da infecção viral e a transmissão sexual do HIV. [WebMD]Por Eduardo Martins


- See more at: http://hypescience.com/cha-verde-pode-combater-a-aids/#sthash.mScCBXvd.dpuf

Chá-verde poderá tornar-se tratamento contra câncer

Chá-verde poderá tornar-se tratamento contra câncer


O estudo determinou que os pacientes com leucemia crônica podem tolerar o elemento químico muito bem quando administrados em altas doses em forma de cápsula e a contagem de leucócitos foi reduzida em um terço dos pacientes.
A leucemia crônica é o subtipo mais comum da doença nos EUA. Atualmente, não tem cura. Testes com sangue possibilitaram diagnósticos no estágio inicial em muitos casos, mas o tratamento consiste em esperar enquanto a doença se desenvolve.
Os pesquisadores esperam que o EGCG possa estabilizar a doença no primeiro estágio e talvez melhorar a efetividade do tratamento quando combinado com outras terapias.
A pesquisa já está na segunda fase, seguindo os pacientes que receberam o tratamento. Esses estudos são os últimos passos de um projeto que começa com testes do extrato de chá verde nas células cancerígenas no laboratório Mayo.

Depois que a pesquisa laboratorial mostrou grande efeito matando as células da leucemia, a descoberta foi aplicada em tecidos animais. [Science Daily]

- See more at: http://hypescience.com/cha-verde-podera-tornar-se-tratamento-contra-cancer/#sthash.Xds5oWcZ.dpuf

Composto de peixe pode se tornar cura para leucemia

Composto de peixe pode se tornar cura para leucemia


Uma pesquisa recente descobriu um composto produzido a partir de óleo de peixe que parece alvejar células-tronco da leucemia, o que poderia levar a uma cura da doença.
O composto – delta-12 protaglandina-J3, ou D12-PGJ3 – atacou e matou as células-tronco da leucemia mielóide crônica em camundongos. Ele foi produzido a partir do ácido eicosapentaenoico, um ácido graxo Omega-3 encontrado nos peixes e no óleo de peixe.
“Pesquisa anteriores mostraram benefícios de saúde dos ácidos graxos sobre o sistema cardiovascular e o desenvolvimento do cérebro, particularmente em crianças, mas nós mostramos que alguns metabólitos do Omega-3 tem a habilidade de matar seletivamente as células da leucemia”, disse o cientista Sandeep Prabhu. “Os ratos se curaram completamente da leucemia, sem recaídas”.
Os pesquisadores disseram que o composto mata as células-tronco cancerígenas no baço e medula óssea dos ratos.
Especificamente, ele ativa um gene chamado p53 nas células-tronco da leucemia, que programam a morte da própria célula.
“P53 é um gene supressor de tumor que regula a resposta ao dano no DNA e mantém a estabilidade genômica”, disse Prabhu.
Matar as células-tronco da leucemia, o câncer das células brancas do sangue, é importante porque as células-tronco podem se dividir e produzir mais células cancerígenas.
A terapia atual para a doença apenas prolonga a vida do paciente, mantendo o número de células de leucemia baixo, mas as
drogas não conseguem curar completamente a doença, porque não têm como alvo as células-tronco da leucemia. Essas células-tronco podem se esconder do tratamento, e uma pequena população de células-tronco dá origem a mais células de leucemia.
Durante os experimentos, os pesquisadores injetaram em cada camundongo cerca de 600 nanogramas de D12-PGJ3 por dia durante uma semana.
Os testes mostraram que os camundongos ficaram completamente curados da doença. O hemograma saiu normal, e o baço voltou ao tamanho normal. A doença não voltou.
Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando para determinar se o composto pode ser usado para tratar a fase terminal da doença, conhecida como crise blástica. Hoje, não há medicamentos disponíveis que podem tratar a doença quando ela avança para esta fase. Eles também estão com um pedido de patente para testar o composto em humanos.[ScienceDaily]

- See more at: http://hypescience.com/composto-de-peixe-pode-se-tornar-cura-para-leucemia/#sthash.BiWrhqSX.dpuf


Curso Fitoterapia Online: https://goo.gl/1WjgNH

Comer peixe regularmente pode prevenir Alzheimer

Comer peixe regularmente pode prevenir Alzheimer


Idosos que comem peixe pelo menos uma vez por semana são entre três e cinco vezes menos propensos a desenvolverem Alzheimer, de acordo com um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Mas é essencial que o peixe seja grelhado ou assado para que os ácidos graxos ômega-3 sejam preservados.
O ômega-3 ajuda a proteger o cérebro, aumentando o fluxo sanguíneo da região, reduzindo inflamações e limitando o acúmulo de placas prejudiciais que favorecem o desenvolvimento de mal de Alzheimer.
Quando o peixe é frito, ele fica com quantidades muito baixas de ômega-3, e consequentemente não oferece proteção alguma contra demência e perda de memória relacionada com a idade, conhecida como deterioração cognitiva.
No estudo, pesquisadores questionaram 260 voluntários saudáveis com idade média de 76 anos sobre a frequência com que eles comiam peixe. Dez anos depois, aqueles que não comiam peixes regularmente tinham mostrado muitos mais problemas nas áreas cerebrais ligadas a memória.
Cinco anos após essa primeira análise, pesquisadores descobriram que 31% dos idosos que não ingeriam peixes com frequência tinham desenvolvido Alzheimer ou deterioração cognitiva. Os índices dessas doenças entre os idosos que comiam peixe pelo menos uma vez na semana foram entre 3% e 8%.
Ciro Raji, que liderou o estudo, disse que futuras pesquisas podem ajudar a descobrir se suplementos de ômega-3 produzem efeitos semelhantes, e se alguns tipos de peixe oferecem mais proteção do que outros.
No entanto, a pesquisa não levou em consideração fatores como o estilo de vida dos voluntários. A melhor maneira de prevenir o Alzheimer, além de uma dieta saudável, incluindo frutas e legumes, é também fazer exercício físico regularmente e se livrar do tabagismo. [Telegraph]

- See more at: http://hypescience.com/comer-peixe-regularmente-pode-prevenir-alzheimer/#sthash.eQy4hqOX.dpuf



Curso Fitoterapia Online: https://goo.gl/1WjgNH

Simples exame de vista pode detectar Alzheimer em estágios iniciais

Simples exame de vista pode detectar Alzheimer em estágios iniciais


Condição progressiva e de consequências severas, o mal de Alzheimer normalmente demanda uma série de testes para ser detectado precocemente e, assim, permitir que o tratamento seja iniciado sem demora. Embora ainda não haja cura para a doença, é possível desacelerar sua progressão e aumentar a qualidade de vida do paciente.
“Contudo, pacientes com demência muitas vezes acham difícil completar esses testes, devido a uma falta de clareza em seu entendimento e a lapsos em sua atenção ou motivação”, aponta o pesquisador Trevor Crawford, do Centro de Pesquisa sobre Envelhecimento da Universidade de Lancaster (Inglaterra).
Recentemente, porém, Crawford e seus colegas realizaram um estudo e perceberam que um teste de visão simples pode ajudar a diagnosticar sinais da doença. Para chegar a essa conclusão, eles reuniram quatro grupos de participantes: 18 pacientes com mal de Alzheimer, 25 pacientes com mal de Parkinson, 17 jovens saudáveis e 18 adultos saudáveis.
O teste consistia em acompanhar com os olhos os movimentos de um ponto de luz em um monitor. Em determinado momento, era pedido que eles parassem de olhar a luz, ação que os pacientes com mal de Alzheimer tiveram dificuldade de realizar – eles cometeram em média 10 vezes mais erros nessa atividade do que os demais participantes.
“Esses erros estavam fortemente ligados à memória espacial de trabalho”, explica Crawford. Os pesquisadores também avaliaram o desempenho da memória desses pacientes, e os resultados, somados, mostram que o teste de visão pode ser promissor na identificação da doença mesmo em estágio inicial. Apesar das conclusões animadoras, vale ressaltar que ainda são necessárias mais investigações.[Daily Mail UK]

- See more at: http://hypescience.com/simples-exame-de-vista-pode-detectar-alzheimer-em-estagios-iniciais/#sthash.fFcPhSTs.dpuf

Café restaura perda de memória em ratos com sintomas de Alzheimer

Café restaura perda de memória em ratos com sintomas de Alzheimer


Quem gosta de café tem mais um motivo para a próxima xícara: pesquisadores da Universidade de South Florida (USF), nos Estados Unidos, analisaram que ratos com sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer que ingeriram quantias de cafeína equivalentes a cinco xícaras de café por dia tiveram uma reversão no quadro de perda de memória e uma diminuição na produção da proteína beta-amilóide, ligada à doença.
Gary Arendash, neurocientista da Universidade, afirma que os resultados mostram uma nova ajuda para a doença: “A descoberta evidencia que a cafeína poderia ser um ‘tratamento’ viável para a doença de Alzheimer, e não apenas uma estratégia de prevenção”. “Isso é importante porque a cafeína é uma droga segura para a maior parte das pessoas, entra facilmente no cérebro, e parece afetar diretamente o processo da doença”, completa Arendash.
O estudo foi feito com 55 ratos geneticamente modificados para desenvolver problemas de memória semelhantes aos apresentados por pacientes com a doença de Alzheimer. Quando os ratos passaram a apresentar problemas de memória, aos 18 ou 19 meses – equivalente a 70 anos dos humanos – os pesquisadores passaram a dar cafeína na água de metade dos ratos. Ao fim de dois meses, os ratos que receberam a cafeína tiveram melhores resultados em testes de memória e habilidades motoras, enquanto os ratos que receberam água normal continuaram a ir mal nos testes.
“Estes são os experimentos mais promissores feitos com ratos sobre a doença de Alzheimer, e mostram que a cafeína reduz rapidamente a proteína beta-amilóide no sangue”, afirma Huntington Potter, do Centro e Pesquisa em Alzheimer da USF. A pesquisa apontou que a proteína teve uma redução de quase 50% nos ratos tratados com cafeína.
Os pesquisadores ainda não sabem se uma quantidade menor que 500 miligramas diárias seria suficiente, mas Arendash afirma que para a maioria das pessoas, este consumo moderado não traz efeitos adversos à saúde da maioria das pessoas.
Um estudo anterior mostrava que a cafeína diminui os níveis de uma proteína ligada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer no cérebro e no sangue de ratos que tinham sintomas da doença. As duas pesquisas se somam a uma primeira pesquisa, que mostrava que a substância ingerida no início da idade adulta prevenia a formação de problemas de memória. [Science Daily]

- See more at: http://hypescience.com/17998-cura-alzheimer-cafeina-cafe/#sthash.vr432caN.dpuf



Curso Fitoterapia Online: https://goo.gl/1WjgNH

Terapia genética pode melhorar a memória de pacientes de Alzheimer

Terapia genética pode melhorar a memória de pacientes de Alzheimer


Cientistas americanos testaram com sucesso uma terapia genética que visa atenuar problemas de memória ligados ao mal de Alzheimer em ratos. O estudo sugere uma forma de manter as células nervosas do cérebro se comunicando.
A terapia aumentou os níveis de uma substância química que ajuda as células do cérebro a sinalizarem umas para as outras. Tal sinalização é dificultada na doença.
A pesquisa sugere que a substância química desempenha um papel importante na memória, mas se esgota em pacientes de Alzheimer. O aumento desse produto químico do cérebro, um neurotransmissor chamado EphB2, poderia ajudar a reduzir ou mesmo prevenir alguns dos piores efeitos da doença.
Uma das características mais evidentes dos cérebros de pacientes de Alzheimer é o acúmulo de “placas” de uma proteína tóxica chamada amilóide. Com o tempo, isso leva à morte das células cerebrais.
No entanto, outra característica da amilóide é a sua aparente capacidade de se ligar diretamente a EphB2, reduzindo a quantidade disponível do neurotransmissor para as células no cérebro, o que pode em parte explicar os sintomas de memória envolvidos na doença.
Para testar essa ideia, os pesquisadores usaram experiências de terapia genética para reduzir ou aumentar artificialmente a quantidade de EphB2 disponível nos cérebros de ratos.
Quando os níveis do produto químico foram reduzidos em ratos saudáveis, eles desenvolveram sintomas de memória semelhantes aos observados em ratos criados para ter uma condição semelhante à de Alzheimer.
Inversamente, quando ratos com a condição semelhante a Alzheimer receberam a terapia de gene que aumentou seus níveis de EphB2, os sintomas de memória desapareceram. Assim, os pesquisadores chegaram a conclusão que o bloqueio de proteínas amilóides de ligação a EphB2, e o aumento dos níveis ou funções da EphB2 com medicamentos pode ser benéfico a pacientes de Alzheimer.
No entanto, há cientistas que não acreditam totalmente na terapia como tratamento. Segundo eles, o estudo não oferece uma resposta rápida aos pacientes de Alzheimer. Os cérebros são extremamente complexos e entender como eles funcionam e tornam-se danificados por doenças como o mal Alzheimer é uma tarefa gigantesca.
De fato, a pesquisa acrescenta uma peça ao quebra-cabeça da doença, e fornece novas pistas, ao sugerir uma forma de manter as células nervosas do cérebro se comunicando, o que é vital para o pensamento e a memória. Porém, ninguém sabe ainda se estes resultados conduzirão a um novo tratamento para a doença, o que pode estar longe. [BBC]


- See more at: http://hypescience.com/terapia-genetica-pode-melhorar-a-memoria-de-pacientes-de-alzheimer/#sthash.kcuQOQJp.dpuf

Há mais de 350 milhões de depressivos pelo mundo

Há mais de 350 milhões de depressivos pelo mundo


De acordo com um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. No decorrer de um ano, 5% da população mundial sofre com a doença.
O chamado “fenômeno global” ocorre com ambos os sexos, em populações pobres e ricas. Nenhuma região está livre da condição.
Segundo o Dr. Shekhar Saxena, diretor do departamento de saúde mental e abuso de substância da OMS, 50% mais mulheres sofrem com os sintomas do que homens. A depressão pós-parto afeta uma em cada cinco mães e uma em cada 10 jovens mães do mundo desenvolvido.
Depressão x suicídio
A ONU alerta que a depressão é muito mais do que apenas “um sentimento triste”. Segundo a organização, um “sentimento de tristeza sustentado por duas semanas ou mais”, que interfere com o “trabalho, escola ou em casa” pode levar ao suicídio.
Depressão e suicídio têm o que os especialistas consideram uma “correlação muito clara”. Claro que nem todo suicida é depressivo. Porém, quase um milhão de pessoas tiram suas vidas a cada ano, e mais da metade delas têm depressão.
“A depressão existe há séculos. A má notícia é que nós não estamos fazendo nada sobre isso”, disse Saxena.
O especialista acredita que a vergonha associada a ter a doença significa que menos de metade das pessoas com depressão recebe os cuidados de que precisa: o número [de pessoas tratadas] caiu para menos de 10% em alguns países.
De acordo com Saxena, os profissionais de saúde precisam se esforçar mais para identificar os sinais de depressão em pessoas que se queixam de outros sintomas, particularmente crianças a partir dos 12 e jovens adultos, que ninguém espera que tenha a doença.
Ele também sugere que uma das melhores formas de tratar a depressão é falar abertamente sobre ela. Remédio não é o único tratamento para a condição. “Não deve ser tomado como certo que depressão significa tomar pílulas”, disse Saxena.
Terapia online
Pesquisadores da Universidade de New South, em Sydney, na Austrália, provaram que pacientes depressivos que participam de um programa online (terapia via internet) têm taxas de recuperação tão eficazes quanto os que participam de terapias presenciais.

A terapia online é baseada em terapias convencionais e acompanhada por profissionais da saúde. Ela pode ser muito interessante por dois motivos: primeiro porque a internet ajuda os pacientes a superarem algumas das barreiras que os impedem de procurar tratamento, como o estigma associado a procurar um psicólogo ou psiquiatra; depois, porque estudos mostram que esse tipo de terapia é mais barata, prática, conveniente, e tem o potencial de democratizar o tratamento contra a depressão em países menos ricos.
Aliás, um novo estudo da mesma equipe de cientistas mostrou que a terapia cognitiva comportamental via internet tem o poder de reduzir dramaticamente não só a depressão, mas também os pensamentos suicidas em pacientes.
Antes do curso online, metade das pessoas que preenchiam os critérios para depressão [pessoas consideradas depressivas] pensava que estaria melhor morta. Quando elas concluíram o curso, metade de todos os pacientes deixou de preencher os critérios para a depressão, e metade das pessoas que antes preferiam estar mortas já não pensavam mais dessa forma.
Apesar disso, muitos países (como o Brasil) ainda não disponibilizam terapias médicas via internet, o que é uma pena, pois muitos passam a vida sem tratamento eficaz para a condição. Estima-se que pelo menos dez milhões de brasileiros ou 18% da população sofram de depressão, mas o número pode ser bem maior, já que muitos nem sabem que têm a doença (e consequentemente não a tratam).


- See more at: http://hypescience.com/ha-mais-de-350-milhoes-de-depressivos-pelo-mundo/#sthash.DIvlpql1.dpuf


Curso Fitoterapia: https://goo.gl/1WjgNH

Calvície feminina: Qual é a causa? Há solução?

Calvície feminina: Qual é a causa? Há solução?


A calvície é um problema que atinge principalmente os homens. Mas há muito mais mulheres que sofrem com a perda de cabelo do que imaginamos, mais de vinte milhões de mulheres, só nos EUA, que apresentam algum padrão de calvície. No entanto, as causas da calvície feminina não são as mesmas dos homens e o Dr. Bruce Hensel acredita que as mulheres tenham uma nova esperança.

Jacquelene Toma enfrenta esse problema há anos e já foi eliminada a possibilidade da sua calvice ter causa hormonal. Seu médico, Dr. Neil Sadick afirma que a causa pode ser uma inflamação no couro cabeludo. Porém, não é a inflamação que causa a queda de cabelo, mas sim, os anticorpos produzidos por ela, que destroem os folículos capilares.
Sadick descobriu isso enquanto procurava por Lupus, que também pode causar queda de cabelo. Apesar destes aticorpos não serem um bom sinal, a descoberta foi benéfica, pois isso significa que, em estágio inicial, ainda podem ser combatidos.
Dr. Sadick utilizou anti-inflamatórios no tratamento. Loções de esteróides juntamente com produtos capilares especializados, conseguiram manter os fios remanescentes. Desta forma, Sadick acredita ser possível reverter a causa da calvície feminina. [NBCLA]


- See more at: http://hypescience.com/calvicie-feminina-qual-e-a-causa-ha-solucao/#sthash.qIhJKAP0.dpuf



Curso Fitoterapia Online: https://goo.gl/1WjgNH

Calvície: Tratamento contra calvice revolucionário é criado

Calvície: Tratamento contra calvice revolucionário é criado

O mercado de tratamento contra calvice é de U$ 10 bilhões ao ano e existem até mesmo robôs sendo utilizados no transplante capilar. Mas, no entanto, ainda não existe uma solução verdadeiramente eficaz.
Mas George Cotsarelis, da Universidade da Pennsylvania, e colegas dizem que podem estimular a formação de novos folículos capilares revertendo o processo da calvície.


CALVICE TRATAMENTO
Primeiramente é usada uma roda abrasiva que é esfregada no couro cabeludo, estimulando a formação de uma nova camada de células jovens na superfície, em substituição. O nome do processo é neogênese folicular e consistem em gerar novos folículos capilares depois do nascimento.
Ao tratar estas novas células com certas drogas que inibem receptores epidérmicos de crescimento de cabelos na superfície, faz com que algumas das células nascentes formem os novos folículos capilares, combatendo a calvice.
A equipe diz que já testou a idéia com sucesso em ratos e em pele humana transplantada em ratos. Eles criaram uma empresa para comercializar o produto no futuro, que consistirá em um kit de produtos com instruções de como aplicá-los na pele para que o cabelo volte a crescer.

Formação de novos cabelos no tecido cocatrizado: (a) depois que a epiderme é perturbada na pele de ratos adultos, ocorre a reepitelização. (b) novos folículos capilares se originam da epiderme na área.
O processo de formação da ‘nova pele’ leva duas semanas desde o começo da administração da composição. Além do inibidor de receptores o kit contém um produto que consiste em anticorpos que estimulam o crescimento de cabelo, anti-histamínico biológico, um antibiótico e um antimicrobiano. O kit também contém o medicamento minoxidil e similares que são “abridores de canais” que favorecem o crescimento de cabelos.
O produto pode ser utilizado para regeneração capilar ou para fazer nascerem pelos em outros locais do rosto como na bochecha, queixo, parte inferior do couro cabeludo e sobrancelhas.
O produto poderá ser aplicado uma ou duas vezes por dia durante dois até 10 dias consecutivos para favorecer o nascimento de novos folículos capilares e subseqüente crescimento de novos cabelos. Como se isso não bastasse o kit inclui método para o surgimento de cabelos pigmentados ao suprimir uma proteína Wnt no folículo capilar, resolvendo o problema da calvície.
Apesar da empresa já ter entrado com a patente do produto contra calvície este tratamento da calvice ainda está em fase de desenvolvimento e levará alguns meses para chegar a mercado. Para receber atualizações sobre este produtos e nossos demais artigos assine nosso newsletter no campo abaixo. [NewScientist, WIPO]


fonte;: http://hypescience.com/reverter-calvicie/#sthash.AzwUMUzt.dpuf


Curso Fitoterapia Online: https://goo.gl/1WjgNH

Cientistas descobrem possível cura para a calvície

Cientistas descobrem possível cura para a calvície


Cientistas descobriram uma possível cura para a calvície. Eles encontraram uma proteína responsável pela queda de cabelo, e futuros tratamentos para a inibir a queda poderiam acabar com a tão odiada calvície.
No entanto, ainda não seria possível reverter os locais já afetados.
Testes foram feitos com o couro cabeludo de mais de 20 homens com queda. Os resultado foi que as áreas calvas revelaram altos níveis da proteína PGD2, três vezes maiores do que as áreas “cabeludas”.
Já existem 10 medicamentos que bloqueiam os receptores de PGD2, e a partir disso os cientistas poderiam desenvolver um creme ou óleo.
“Nossas descobertas devem levar diretamente a novos tratamentos para a causa mais comum de calvície nos homens”, comentou a equipe de pesquisadores.
Futuros estudos são esperados para investigar se os inibidores da proteína também poderiam ajudar nos casos de calvície feminina. [TelegraphFoto]


fonte; See more at: http://hypescience.com/cura-calvicie/#sthash.FxxEyFvW.dpuf

OMS: 14 milhões de pessoas têm cancer no mundo

OMS: 14 milhões de pessoas têm cancer no mundo


Segundo OMS, câncer de mama já é o tipo mais comum de câncer em mulheres em 140 países
O número de pessoas diagnosticadas com câncer no mundo somou mais de 14 milhões no ano passado, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os dados revelam um aumento acentuado em relação a 2008, quando 12,7 milhões foram registrados.

Nesse período, o número de mortes também cresceu, de 7,6 milhões para 8,2 milhões.
Segundo a OMS, a maior incidência do câncer vem sendo impulsionada por uma rápida mudança no estilo de vida dos países em desenvolvimento, que cada vez mais se assemelha ao dos países industrializados.
Também contribuíram para uma elevação do número de casos o aumento nas taxas de tabagismo e de obesidade, bem como o crescimento da expectativa de vida.
O câncer de pulmão, que é causado principalmente pelo fumo, foi o tipo de câncer mais comum no mundo, com 1,8 milhões de casos - cerca de 13% do total.
Câncer de mama
A OMS também chamou atenção para um "forte aumento" nos casos de câncer de mama. Tanto a incidência e mortalidade da doença vêm aumentado desde 2008.
Segundo a entidade, o câncer de mama já é o tipo mais comum de câncer em mulheres em 140 países.
Para David Forman, da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer da OMS, "o câncer de mama é também a principal causa de morte por câncer nos países menos desenvolvidos do mundo .
"Isto deve-se, em parte, a uma mudança no estilo de vida dessa população. Além disso, os avanços clínicos para combater essa doença não atingem as mulheres que vivem nessas regiões."
A OMS destacou ainda a "necessidade urgente" para os avanços na detecção, diagnóstico e tratamento de câncer de mama a serem implementados em países em desenvolvimento.

A entidade prevê que o número de casos de câncer vai subir para mais de 19 milhões por ano até 2025.

Estudo sugere que café pode melhorar memória

Estudo sugere que café pode melhorar memória


Café em excesso pode causar ansiedade e dificuldade para dormir
Um estudo americano sugere que o café, além de servir como estimulante, ajuda a melhorar a memória.
O estudo, publicado na revista especializada Nature Neuroscience, testou a memória de 160 pessoas durante 24 horas.

Os pesquisadores observaram que pessoas que tomaram comprimidos de cafeína tiveram um desempenho melhor em testes de memória do que as que ingeriram placebos.
O estudo, da Universidade Johns Hopkins, envolveu pessoas que não bebiam ou consumiam produtos com cafeína regularmente.
Os pesquisadores recolheram amostras de saliva dos voluntários para verificar os níveis de cafeína e os submeteram a um teste em que tiveram que olhar para uma série de imagens.
Cinco minutos depois, parte deles recebeu um comprimido de 200 miligramas de cafeína, o equivalente à cafeína presente em uma xícara grande de café segundo os pesquisadores, ou então um placebo.
Os cientistas então recolheram outra amostra de saliva 24 horas depois.
No dia seguinte, os dois grupos foram avaliados para ver a capacidade de reconhecer as imagens vistas no dia anterior. Os voluntários foram expostos a uma mistura de algumas das imagens vistas no primeiro dia com algumas imagens novas e também algumas imagens sutilmente diferentes.
Ser capaz de diferenciar entre os itens semelhantes, mas não idênticos, é chamado de padrão de separação e indica um nível mais profundo de retenção na memória.
Entre os voluntários que consumiram cafeína, o número de pessoas capazes de identificar corretamente imagens "semelhantes" era maior que o que repondia - de forma errada - que eram as mesmas imagens.
"Se tivéssemos usado uma tarefa padrão de reconhecimento pela memória, sem estes itens semelhantes e enganadores, não teríamos descoberto o efeito da cafeína", disse Michael Yassa, que liderou o estudo.
"Mas, estes itens exigem que o cérebro faça uma discriminação mais difícil, o que chamamos de padrão de separação, que parece ser o processo que é melhorado pela cafeína em nosso caso", acrescentou.
O período de apenas 24 horas pode parecer curto, mas não é este o caso para os estudos sobre a memória. A maior parte do esquecimento ocorre nas primeiras horas depois que a pessoa aprende algo.
Poucos efeitos
A equipe agora quer analisar o que acontece no hipocampo, o "centro de memória" do cérebro, para compreender o efeito da cafeína.
Apesar dos resultados promissores, Michael Yassa afirmou que as pessoas não devem beber muito café ou tomar comprimidos de cafeína.
"Tudo com moderação. Nosso estudo sugere que 200 miligramas de café beneficiam aqueles não ingerem cafeína regularmente", disse Yassa.
O cientista afirmou que pode haver um outro tipo de resposta o que "sugere que doses mais altas (de cafeína) podem não ser tão benéficas".
"Tenha em mente que, se você é um consumidor regular de cafeína, esta quantidade pode mudar", acrescentou.
"E, claro, é preciso lembrar dos riscos para a saúde. Cafeína pode ter efeitos colaterais como nervosismo e ansiedade em algumas pessoas. Os benefícios precisam ser medidos em comparação com os riscos."
Para Anders Sandberg, do Instituto Futuro da Humanidade da Universidade de Oxford, o estudo demonstrou que tomar cafeína logo depois de ver as imagens "melhora o reconhecimento delas 24 horas depois, dando apoio à ideia de que ajuda o cérebro a consolidar o aprendizado".
"Mas, não houve melhora direta na memória de reconhecimento graças à cafeína. Ao invés disso, o efeito foi uma pequena melhora na habilidade de distinguir entre as novas imagens que pareciam com as antigas das que eram realmente as antigas."

Para Sandberg, a cafeína pode ajudar uma pessoa a prestar mais atenção, mas a melhor forma de consolidar o aprendizado é dormir, o que pode ser um problema com o consumo de café.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...