quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A MAGIA DOS AROMAS

O PODER DOS AROMAS



"Deus não fez nada por acaso"
22 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo :
23 Tu pois toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos ciclos e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta ciclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta ciclos,
24 E de cássia quinhentos ciclos, segundo o ciclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
25 E disto farás o azeite da Santa Unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da Santa Unção.
( Êxodo 30,22-25)

É necessário compreender a composição dos aromas dos astros. Estes vapores conferem forças para que sejam recebidas as dádivas celestes sob o raio dos astros, na medida que influenciam fortemente o ar e a respiração.
( o mago Francis Barret )

Ó Diana, amável deusa, sei que você está perto de mim, pois reconheci seu doce aroma.
(Eurípedes).

O Senhor disse a Moisés :
“ Arranja essências aromáticas: resina, âmbar, gálgano, substâncias aromáticas e incenso em partes iguais. Prepararás um perfume, composto segundo a arte da perfumaria, bem dosado, puro e santo”.

“ Tomando Maria um frasco de perfume de nardo legítimo, muito caro, ungiu-lhe os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e a casa ficou toda perfumada .”
( João 12,3)

“ Aqui ela se banha antes, e a volta de seu corpo caem óleos de fragrância suave e ambrosíaca. Os ares, perfumados, a brisa calmante conduz através do Céu, da Terra e de todo o lugar do espaço.
( Homero )

“ Com a fragrância do deus ela despertou, fragrância que ela sentia na majestade dele. Quando ele chegou perto dela, ela se rejubilou ao ver a beleza dele. Seu amor passou para seus membros, que a fragrância do deus inundou.”
(inscrição em pirâmide egípcia)

Muito se falou sobre aromas, perfumes, essência, cheiros, poções mágicas na história da humanidade. Está claro que os aromas influenciam nosso astral. O sentido de olfato age principalmente no nível subconsciente, os nervos olfativos estão diretamente ligados com a parte mais primitiva de nosso cérebro, os sistemas límbicos.

Com o passar das eras, a humanidade na sua maioria, foi deixando os aromas e os perfumes como um símbolo de sedução e higiene. Nesta volta às antigas tradições estamos redescobrindo o uso terapêutico dos aromas. Thot considerava o nariz como o crânio do cérebro, ou rinencéfalo. Os centros cerebrais estão ligados com as fossas nasais e, portanto com o sentido de olfato. Experiências feitas com animais feridos no nariz revelaram que eles perdem a capacidade de discernimento, memória, comendo tudo o que aparece. Crianças com as narinas obstruídas têm dificuldades para prestar atenção.

Sacerdotes egípcios supervisionavam preparações nos templos, lendo fórmulas e entoando cânticos, enquanto seus discípulos misturavam os ingredientes. Queimavam betume para reconhecer em seus pacientes predisposições para epilepsia. Ao meio-dia, quando o ar tornava-se pesado, devido aos vapores da terra, queimavam mirra.

Os egípcios inventaram a destilação do vinho e da resina de cedro. Em todo o Egito os perfumistas tinham um bom funcionamento nasal, que é sinônimo de um bom equilíbrio psicossomático. Usavam vários componentes para embalsamar entre eles o manjericão.

E.A. Wallis Budge, ex-encarregado de antiguidades egípcias e assírias do Museu Britânico, em seu livro “Egyptian Magic”, faz um relato interessante sobre a descoberta de um papiro com o título de “O Ritual de Embalsamamento”, cuja parte desse texto segue abaixo :

“ O perfume da Arábia te foi trazido, para tornar perfeito o teu cheiro entre o cheiro dos deuses. Aqui foram trazidos para ti líquidos que vieram de Rá para tornar perfeito o teu cheiro no Paço ( julgamento ) . Ó alma olorosa do Grande Deus, conténs tão suave perfume que o teu rosto jamais mudará ou perecerá...Teus membros tornar-se-ão jovens na Arábia, e a tua alma aparecerá sobre teu corpo em Ta-neter ( Terra Divina ).”

Depois disso, o sacerdote devia tomar um vaso de líquido contendo dez perfumes, e derrama-lo sobre o corpo da cabeça aos pés, duas vezes, tendo o máximo cuidado para ungir perfeitamente a cabeça. Depois dizia :

“ Osíris, recebeste o perfume que fará os seus membros perfeitos. Recebeste a fonte e tomaste a forma do grande disco, que se uniu a ti para dar forma duradoura aos teus membros: unir-te-as a Osíris no Grande Paço. O ungüento foi a ti para moldar os teus membros e alegrar o teu coração, e tu aparecerás na forma de Rá; far-te-a forte quando chegares ao firmamento, ao anoitecer, e espalharás além o teu perfume nas províncias de Aquert... Recebeste o óleo de cedro em Amentet, e o cedro que veio de Osíris chegou até a ti; ele te livrou de teus inimigos e te protegeu nas terras. A tua alma iluminou-se sobre os veneráveis sicômoros. Apelaste para Isis, e Osíris ouviu a tua voz, e Anubís veio a ti para invocar-te. Recebeste o óleo do pais de Manu que vem do Oriente, e Rá se ergueu sobre ti nas portas do horizonte, nas sagradas portas de Neit. Foste para lá a tua alma, está no Céu Superior; e o teu corpo no Céu Inferior... Ó Osíris, que o Olho de Hórus faça com que o Maná dele chegue até a ti em teu coração, para sempre !”

Magos como Paracelso, Eliphas Levi, Dion Fortune, Aleister Crowley deixaram registros escritos de diversos trabalhos com o uso mágico e ritual dos perfumes como elemento chave. As relações mágicas dos perfumes e estados de consciência foram extraídas dos antigos egípcios, dos alquimistas árabes, cerimônias gregas, hindus, budistas, xamãs e doutrinas de várias culturas. Pesquisas em neuroanatomia mostram que os aromas acessam diretamente a região emocional do cérebro e a memória. Os aromas evocam imagens visuais seguidas de padrões somáticos, quando sentimos um determinado aroma, mesmo anos após, fazemos associações que nos permite ligar o corpo e a mente de maneira única.

Alguns aromas são tão animadores que sua essência divina nos transporta para outros estados de consciência, ao êxtase.

No cristianismo também podemos observar a importância dos aromas, o Menino Jesus, recebeu dos magos do Oriente, incenso e mirra. A Bíblia registra diversas passagens sobre a utilização de aromas.

Na China eram utilizados há mais de dois mil anos. Provavelmente a Índia seja o único lugar do mundo em que a tradição dos aromas nunca morreu.

No mundo ocidental o registro mais antigo do uso de aromas remonta o século XIII, em terras inglesas, e desde essa época vem se estudando o desenvolvimento dos aromas através de óleos essenciais.

fontes e image; google, estudos/ http://somostodosum.ig.com.br/testes/aroma/aroma.asp/

Cheiros para onde vão quando inalamos? Aromaterapia

Cheiros para onde vão quando inalamos? Aromaterapia

fonte e image;https://osegredo.com.br/2017/01/encontre-cura-com-aromaterapia/

Os óleos essenciais são substâncias voláteis; ou seja, suas moléculas, quando liberadas no ar, formam um vapor gasoso.

Na terapia via inalação, este vapor é inalado e as moléculas vaporizadas são absorvidas pela corrente sanguínea através dos pulmões, bem como absorvidas pelos nervos olfativos através do nariz.

Os vapores afetam o sistema límbico, que compreende várias estruturas no cérebro anterior que lidam com a integração e expressão dos sentimentos, aprendizado, memória, emoções e impulsos físicos.


Ao inalar o odor através do nariz, os sentimentos e a memória são afetados. As moléculas vaporizadas são expelidas via secreções das glândulas endócrinas.
Ao inalar através da boca, os óleos essenciais são absorvidos pelos vasos sanguíneos nos pulmões, o que afeta todo sistema respiratório.

A aromaterapia com óleos essenciais pode ser administrada por meio de massagens, compressas, inalação, banhos, óleos corporais e aromatizadores.

Na Aromaterapia o preferencial é o óleo puro, mas no contesto geral sabemos que o cheiro mexe com nossas emoções, tanto um perfume como um odor ruim.

A Paz!!!

fontes; google estudos e https://osegredo.com.br/2017/01/encontre-cura-com-aromaterapia/

AROMATERAPIA

AROMATERAPIA

image fonte;http://aromaterapiadapaula.blogspot.com.br/

A Aromaterapia é uma disciplina terapêutica que aproveita as propriedades dos óleos essenciais, extraídos das plantas aromáticas, para benefício da saúde e da beleza. Esta antiga ciência encontra na natureza a solução para muitos mal estares do homem, assim como também os segredos para a sua beleza e bem estar físico, mental e emocional.

A planta produz óleos essenciais para a sua própria sobrevivência: influenciando o seu crescimento e produção; atraindo os insetos que fazem a polinização; afugentando os parasitas e protegendo-se das doenças. Cada planta possui um aroma característico, um grupo de propriedades e indicações em que podem ser utilizadas.
A palavra “aroma”, usada pelos gregos para nomear as especiarias, significa fragrância; e “terapia” é sinônimo de tratamento por isso a “Aromaterapia” faz referência ao tratamento curativo mediante o uso de fragrâncias
.

A Memória Emocional
A Aromaterapia ativa a nossa memória emocional. Ao inalar as moléculas do ar que respiramos, libertam-se impulsos nervosos no nariz, que estabelecem conexões com o sistema límbico e com a nossa capacidade de memória e com os sentimentos relacionados com ela; podendo o aroma transportar-se até aos nossos pensamentos, provocando reações a nível emocional e físico.

Muitas pessoas podem adquirir desta forma novas forças vitais e interiores, porque o seu bem estar geral fica fortalecido e estabilizado.

fontes; google e http://aromaterapiadapaula.blogspot.com.br/

Lavanda e seus benefícios

Lavanda e seus benefícios


fonte image;https://hortas.info/como-plantar-lavanda


O nome lavanda vem do latim e quer dizer "lavar", provavelmente devido ao seu uso como antisséptico. Lavanda está ligada à pureza e à felicidade.


Propriedades: Antidepressivo,analgésico, antisséptico, bactericida, descongestionante, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. 
O óleo essencial é uma chave para o bem estar, pois se você está agitado, ele é calmante, se está depressivo, ele dá uma levantada no astral.
A Lavanda ela limpa tanto físico como o espiritual e energias.
Perceba suas emoções e energia após lavar a casa com lavanda e deixando o cheiro no ambiente.


fontes; google e estudos.
A MIRRA PARA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL
Resultado de imagem para mirra

A Mirra é referida na Bíblia e foi um dos presentes dos Reis Magos ao menino Jesus.
Também citado no livro sagrado do Islamismo, por Mohammed, fazem referências à Mirra para cerimônias religiosas e como agente de cura.

ESPIRITUAL: É um dos óleos mais sagrados e usados para purificação de energias negativas. Dizem os místicos que estimula a intuição e purifica a alma, sendo o óleo indicado para almas profundamente feridas com experiências traumáticas desta, ou de vidas passadas, encorajando-as a libertarem-se desses tormentos e a singrarem na vida. Ajuda também, a libertar a voz do coração.

PELE: 
Rejuvenesce a pele envelhecida e combate as rugas. Pode evitar que uma gangrena se alastre. O seu efeito tranquilizante pode levar alívio a úlceras, feridas e pele seca ou gretada. Ajuda em casos de eczema úmido, pé de atleta e tinha.

EMOÇÕES e 
MENTE: Combate a fraqueza, a apatia e a falta de iniciativa. Exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso, levando paz e tranquilidade ao espírito.

GERAL: 
Tônico para o sistema imunológico. Excelente para limpar as vias respiratórias, sendo também conhecido como o (removedor de muco) pela sua capacidade de secar o excesso de fluidos. Bom para as infecções virais, estimula o sistema digestivo, podendo fazer aumentar o apetite e pode ajudar em casos de reumatismo.

OBs: Evite o uso durante a gravidez.


fontes e imagens; google e estudos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...