Meditação e Terapias

Fonte da Juventude pode ser a Meditação

Resultado de imagem para meditação pinterest

Pesquisadores da UCLA descobriram que a meditação retarda o processo de envelhecimento no cérebro. As pessoas que praticam a meditação regularmente têm menos atrofiamento do cérebro e córtex pré-frontal mais grosso. Isto contribui para uma melhoria na maneira de pensar e da função cerebral, semelhantes às de uma pessoa mais jovem. 

Resultado de imagem para meditação e jovialidade pinterestTambém foi comprovado que a prática regular fortalece as conexões e aumenta o tempo de retransmissão de sinais elétricos no cérebro. Estas são duas qualidades de uma função cerebral significativamente mais jovem. 
Em geral, os indicadores de envelhecimento normais do cérebro são reprimidos em indivíduos que praticam meditação regularmente durante um longo período de tempo. À medida que envelhecem, os praticantes comprovam que passam a pensar de uma forma melhorada do que aqueles que não praticam meditação.
Veja um estudo feito nos EUA;
Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que a meditação é capaz de rejuvenescer, pois ela promove alterações psicológicas positivas, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida, como aumento da capacidade em lidar com situações estressantes. “A pesquisa provou que pessoas que meditam fortalecem as conexões cerebrais e retardam o encolhimento natural do cérebro, que acontece com o passar dos anos, devido ao encurtamento dos telômeros (estruturas de proteínas e DNA que formam as extremidades dos cromossomos)”.

Meditar pode prevenir depressão e estresse
Garanta um cérebro jovem ao passar do tempo

Resultado de imagem para meditação e jovialidade pinterest

A meditação ensina a mente a canalizar energias e forças para eventos positivos:
 ensinarmos a acalmar a loucura de nossos pensamentos e canalizá-los para algo que esteja condizente com o que é importante para nós”, ensina Semadar. As agitações diárias e pluralidade de tarefas a cumprir influenciam o estresse, ansiedade e outras emoções que, em excesso, podem causar danos ao organismo e, ao meditar, você equilibra os pensamentos, ficando invulnerável a sentimentos negativos.


Os efeitos da meditação podem ser percebidos também no organismo. O estresse libera cortisol, hormônio que, em excesso, pode derrubar a imunidade. Quando ele está controlado, todo o corpo agradece. Além disso, os chakras também equilibram o organismo.

fontes; Google, estudos e http://meditarcomo.com/2014/06/maneira-de-pensar-mais-jovial/
image fonte; Pinterest
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


AROMATERAPIA

image fonte;http://aromaterapiadapaula.blogspot.com.br/

A Aromaterapia é uma disciplina terapêutica que aproveita as propriedades dos óleos essenciais, extraídos das plantas aromáticas, para benefício da saúde e da beleza. Esta antiga ciência encontra na natureza a solução para muitos mal estares do homem, assim como também os segredos para a sua beleza e bem estar físico, mental e emocional.

A planta produz óleos essenciais para a sua própria sobrevivência: influenciando o seu crescimento e produção; atraindo os insetos que fazem a polinização; afugentando os parasitas e protegendo-se das doenças. Cada planta possui um aroma característico, um grupo de propriedades e indicações em que podem ser utilizadas.
A palavra “aroma”, usada pelos gregos para nomear as especiarias, significa fragrância; e “terapia” é sinônimo de tratamento por isso a “Aromaterapia” faz referência ao tratamento curativo mediante o uso de fragrâncias
.

A Memória Emocional
A Aromaterapia ativa a nossa memória emocional. Ao inalar as moléculas do ar que respiramos, libertam-se impulsos nervosos no nariz, que estabelecem conexões com o sistema límbico e com a nossa capacidade de memória e com os sentimentos relacionados com ela; podendo o aroma transportar-se até aos nossos pensamentos, provocando reações a nível emocional e físico.

Muitas pessoas podem adquirir desta forma novas forças vitais e interiores, porque o seu bem estar geral fica fortalecido e estabilizado.

fontes; google e http://aromaterapiadapaula.blogspot.com.br/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Lavanda e seus benefícios


fonte image;https://hortas.info/como-plantar-lavanda


O nome lavanda vem do latim e quer dizer "lavar", provavelmente devido ao seu uso como antisséptico. Lavanda está ligada à pureza e à felicidade.


Propriedades: Antidepressivo,analgésico, antisséptico, bactericida, descongestionante, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. 
O óleo essencial é uma chave para o bem estar, pois se você está agitado, ele é calmante, se está depressivo, ele dá uma levantada no astral.
A Lavanda ela limpa tanto físico como o espiritual e energias.
Perceba suas emoções e energia após lavar a casa com lavanda e deixando o cheiro no ambiente.


fontes; google e estudos.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MIRRA PARA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL
Resultado de imagem para mirra

A Mirra é referida na Bíblia e foi um dos presentes dos Reis Magos ao menino Jesus.
Também citado no livro sagrado do Islamismo, por Mohammed, fazem referências à Mirra para cerimônias religiosas e como agente de cura.

ESPIRITUAL: É um dos óleos mais sagrados e usados para purificação de energias negativas. Dizem os místicos que estimula a intuição e purifica a alma, sendo o óleo indicado para almas profundamente feridas com experiências traumáticas desta, ou de vidas passadas, encorajando-as a libertarem-se desses tormentos e a singrarem na vida. Ajuda também, a libertar a voz do coração.

PELE:
 Rejuvenesce a pele envelhecida e combate as rugas. Pode evitar que uma gangrena se alastre. O seu efeito tranquilizante pode levar alívio a úlceras, feridas e pele seca ou gretada. Ajuda em casos de eczema úmido, pé de atleta e tinha.

EMOÇÕES e 
MENTE: Combate a fraqueza, a apatia e a falta de iniciativa. Exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso, levando paz e tranquilidade ao espírito.

GERAL: 
Tônico para o sistema imunológico. Excelente para limpar as vias respiratórias, sendo também conhecido como o (removedor de muco) pela sua capacidade de secar o excesso de fluidos. Bom para as infecções virais, estimula o sistema digestivo, podendo fazer aumentar o apetite e pode ajudar em casos de reumatismo.

OBs: Evite o uso durante a gravidez.



fontes e imagens; google e estudos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Cheiros para onde vão quando inalamos? Aromaterapia

fonte e image;https://osegredo.com.br/2017/01/encontre-cura-com-aromaterapia/

Os óleos essenciais são substâncias voláteis; ou seja, suas moléculas, quando liberadas no ar, formam um vapor gasoso.

Na terapia via inalação, este vapor é inalado e as moléculas vaporizadas são absorvidas pela corrente sanguínea através dos pulmões, bem como absorvidas pelos nervos olfativos através do nariz.

Os vapores afetam o sistema límbico, que compreende várias estruturas no cérebro anterior que lidam com a integração e expressão dos sentimentos, aprendizado, memória, emoções e impulsos físicos.


Ao inalar o odor através do nariz, os sentimentos e a memória são afetados. As moléculas vaporizadas são expelidas via secreções das glândulas endócrinas.
Ao inalar através da boca, os óleos essenciais são absorvidos pelos vasos sanguíneos nos pulmões, o que afeta todo sistema respiratório.

A aromaterapia com óleos essenciais pode ser administrada por meio de massagens, compressas, inalação, banhos, óleos corporais e aromatizadores.

Na Aromaterapia o preferencial é o óleo puro, mas no contesto geral sabemos que o cheiro mexe com nossas emoções, tanto um perfume como um odor ruim.

A Paz!!!


fontes; google estudos e https://osegredo.com.br/2017/01/encontre-cura-com-aromaterapia/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O PODER DOS AROMAS



"Deus não fez nada por acaso"
22 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo :
23 Tu pois toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos ciclos e de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta ciclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta ciclos,
24 E de cássia quinhentos ciclos, segundo o ciclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
25 E disto farás o azeite da Santa Unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da Santa Unção.
( Êxodo 30,22-25)

É necessário compreender a composição dos aromas dos astros. Estes vapores conferem forças para que sejam recebidas as dádivas celestes sob o raio dos astros, na medida que influenciam fortemente o ar e a respiração.
( o mago Francis Barret )

Ó Diana, amável deusa, sei que você está perto de mim, pois reconheci seu doce aroma.
(Eurípedes).

O Senhor disse a Moisés :
“ Arranja essências aromáticas: resina, âmbar, gálgano, substâncias aromáticas e incenso em partes iguais. Prepararás um perfume, composto segundo a arte da perfumaria, bem dosado, puro e santo”.

“ Tomando Maria um frasco de perfume de nardo legítimo, muito caro, ungiu-lhe os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e a casa ficou toda perfumada .”
( João 12,3)

“ Aqui ela se banha antes, e a volta de seu corpo caem óleos de fragrância suave e ambrosíaca. Os ares, perfumados, a brisa calmante conduz através do Céu, da Terra e de todo o lugar do espaço.
( Homero )

“ Com a fragrância do deus ela despertou, fragrância que ela sentia na majestade dele. Quando ele chegou perto dela, ela se rejubilou ao ver a beleza dele. Seu amor passou para seus membros, que a fragrância do deus inundou.”
(inscrição em pirâmide egípcia)

Muito se falou sobre aromas, perfumes, essência, cheiros, poções mágicas na história da humanidade. Está claro que os aromas influenciam nosso astral. O sentido de olfato age principalmente no nível subconsciente, os nervos olfativos estão diretamente ligados com a parte mais primitiva de nosso cérebro, os sistemas límbicos.

Com o passar das eras, a humanidade na sua maioria, foi deixando os aromas e os perfumes como um símbolo de sedução e higiene. Nesta volta às antigas tradições estamos redescobrindo o uso terapêutico dos aromas. Thot considerava o nariz como o crânio do cérebro, ou rinencéfalo. Os centros cerebrais estão ligados com as fossas nasais e, portanto com o sentido de olfato. Experiências feitas com animais feridos no nariz revelaram que eles perdem a capacidade de discernimento, memória, comendo tudo o que aparece. Crianças com as narinas obstruídas têm dificuldades para prestar atenção.

Sacerdotes egípcios supervisionavam preparações nos templos, lendo fórmulas e entoando cânticos, enquanto seus discípulos misturavam os ingredientes. Queimavam betume para reconhecer em seus pacientes predisposições para epilepsia. Ao meio-dia, quando o ar tornava-se pesado, devido aos vapores da terra, queimavam mirra.

Os egípcios inventaram a destilação do vinho e da resina de cedro. Em todo o Egito os perfumistas tinham um bom funcionamento nasal, que é sinônimo de um bom equilíbrio psicossomático. Usavam vários componentes para embalsamar entre eles o manjericão.

E.A. Wallis Budge, ex-encarregado de antiguidades egípcias e assírias do Museu Britânico, em seu livro “Egyptian Magic”, faz um relato interessante sobre a descoberta de um papiro com o título de “O Ritual de Embalsamamento”, cuja parte desse texto segue abaixo :

“ O perfume da Arábia te foi trazido, para tornar perfeito o teu cheiro entre o cheiro dos deuses. Aqui foram trazidos para ti líquidos que vieram de Rá para tornar perfeito o teu cheiro no Paço ( julgamento ) . Ó alma olorosa do Grande Deus, conténs tão suave perfume que o teu rosto jamais mudará ou perecerá...Teus membros tornar-se-ão jovens na Arábia, e a tua alma aparecerá sobre teu corpo em Ta-neter ( Terra Divina ).”

Depois disso, o sacerdote devia tomar um vaso de líquido contendo dez perfumes, e derrama-lo sobre o corpo da cabeça aos pés, duas vezes, tendo o máximo cuidado para ungir perfeitamente a cabeça. Depois dizia :

“ Osíris, recebeste o perfume que fará os seus membros perfeitos. Recebeste a fonte e tomaste a forma do grande disco, que se uniu a ti para dar forma duradoura aos teus membros: unir-te-as a Osíris no Grande Paço. O ungüento foi a ti para moldar os teus membros e alegrar o teu coração, e tu aparecerás na forma de Rá; far-te-a forte quando chegares ao firmamento, ao anoitecer, e espalharás além o teu perfume nas províncias de Aquert... Recebeste o óleo de cedro em Amentet, e o cedro que veio de Osíris chegou até a ti; ele te livrou de teus inimigos e te protegeu nas terras. A tua alma iluminou-se sobre os veneráveis sicômoros. Apelaste para Isis, e Osíris ouviu a tua voz, e Anubís veio a ti para invocar-te. Recebeste o óleo do pais de Manu que vem do Oriente, e Rá se ergueu sobre ti nas portas do horizonte, nas sagradas portas de Neit. Foste para lá a tua alma, está no Céu Superior; e o teu corpo no Céu Inferior... Ó Osíris, que o Olho de Hórus faça com que o Maná dele chegue até a ti em teu coração, para sempre !”

Magos como Paracelso, Eliphas Levi, Dion Fortune, Aleister Crowley deixaram registros escritos de diversos trabalhos com o uso mágico e ritual dos perfumes como elemento chave. As relações mágicas dos perfumes e estados de consciência foram extraídas dos antigos egípcios, dos alquimistas árabes, cerimônias gregas, hindus, budistas, xamãs e doutrinas de várias culturas. Pesquisas em neuroanatomia mostram que os aromas acessam diretamente a região emocional do cérebro e a memória. Os aromas evocam imagens visuais seguidas de padrões somáticos, quando sentimos um determinado aroma, mesmo anos após, fazemos associações que nos permite ligar o corpo e a mente de maneira única.

Alguns aromas são tão animadores que sua essência divina nos transporta para outros estados de consciência, ao êxtase.

No cristianismo também podemos observar a importância dos aromas, o Menino Jesus, recebeu dos magos do Oriente, incenso e mirra. A Bíblia registra diversas passagens sobre a utilização de aromas.

Na China eram utilizados há mais de dois mil anos. Provavelmente a Índia seja o único lugar do mundo em que a tradição dos aromas nunca morreu.

No mundo ocidental o registro mais antigo do uso de aromas remonta o século XIII, em terras inglesas, e desde essa época vem se estudando o desenvolvimento dos aromas através de óleos essenciais.


fontes e image; google, estudos/ http://somostodosum.ig.com.br/testes/aroma/aroma.asp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...