Jovialidade

O QUE CAUSA O ENVELHECIMENTO?

As mudanças físicas associadas ao envelhecimento acontecem com todos, mas como e quando seu corpo muda é algo específico a você.
O que causa o envelhecimento?

Trata-se de um fato simples e inevitável : os corpos - mesmo os saudáveis - envelhecem. O que não é tão simples é explicar por isso acontece. A progressiva debilidade de muitas funções corporais com o passar do tempo, um processo conhecido como senescência, é um dos processos biológicos menos compreendidos.
Os pesquisadores descobriram uma variedade de fatores - genéticos, bioquímicos e hormonais - que poderiam contribuir para o processo de envelhecimento. Eles incluem:

- Desgaste celular: As células e os tecidos têm partes vitais que se desgastam até perderem a utilidade.

- Radicais livres: O dano acumulado por moléculas instáveis de oxigênio (radicais livres) faz com que as células parem de funcionar.

- Cross-linking (reticulação): Num processo chamado glicação, as moléculas de açúcar no sangue (glicose) se ligam as proteínas, iniciando uma reação química em cadeia que termina co proteína ligando-se umas às outras, ou "cross-linkin", "reticulando-se". Isso altera sua estrutura e função e pode interferir no trabalho das células.

- Dano ao DNA: Durante a vida, a unidade estrutural básica do corpo, o DNA, sofre dano continuo. O corpo tem muitas formas de reparar DNA danificado, porém, à medida que o dano se acumula, os genes, as proteínas e as células podem funcionar mal, levando a doenças e deterioração de tecidos.

- Longevidade programada: Com o tempo, certos genes são ativados e desativados, fazendo com que processos fisiológicos cessem.

- Alterações hormonais: Um relógio biológico age através de hormônios para controlar o ritmo do envelhecimento, de maneira análoga àquela com que o crescimento e o desenvolvimento na infância são regulados.

- Alterações do sistema imune: Um declínio programado no funcionamento de sistema imune leva a maior vulnerabilidade a doenças infecciosas e a doenças nas quais o organismo ataca suas próprias células.

Em geral, os pesquisadores veem o envelhecimento como muitos processos que interagem e influenciam uns aos outros.



Fonte: CREAGAN, Edward. Guia da clínica Mayo sobre envelhecimento saudável: como encontrar a felicidade e a vitalidade à medida que se envelhece. Rio de Janeiro: Anima, 2010. na íntegra pág. 59.




Curso Estética Corporal Tv: https://goo.gl/LKRYaA


Fonte da Juventude pode ser a Meditação

Resultado de imagem para meditação pinterest

Pesquisadores da UCLA descobriram que a meditação retarda o processo de envelhecimento no cérebro. As pessoas que praticam a meditação regularmente têm menos atrofiamento do cérebro e córtex pré-frontal mais grosso. Isto contribui para uma melhoria na maneira de pensar e da função cerebral, semelhantes às de uma pessoa mais jovem. 

Resultado de imagem para meditação e jovialidade pinterestTambém foi comprovado que a prática regular fortalece as conexões e aumenta o tempo de retransmissão de sinais elétricos no cérebro. Estas são duas qualidades de uma função cerebral significativamente mais jovem. 
Em geral, os indicadores de envelhecimento normais do cérebro são reprimidos em indivíduos que praticam meditação regularmente durante um longo período de tempo. À medida que envelhecem, os praticantes comprovam que passam a pensar de uma forma melhorada do que aqueles que não praticam meditação.
Veja um estudo feito nos EUA;
Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que a meditação é capaz de rejuvenescer, pois ela promove alterações psicológicas positivas, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida, como aumento da capacidade em lidar com situações estressantes. “A pesquisa provou que pessoas que meditam fortalecem as conexões cerebrais e retardam o encolhimento natural do cérebro, que acontece com o passar dos anos, devido ao encurtamento dos telômeros (estruturas de proteínas e DNA que formam as extremidades dos cromossomos)”.

Meditar pode prevenir depressão e estresse
Garanta um cérebro jovem ao passar do tempo

Resultado de imagem para meditação e jovialidade pinterest

A meditação ensina a mente a canalizar energias e forças para eventos positivos:
 ensinarmos a acalmar a loucura de nossos pensamentos e canalizá-los para algo que esteja condizente com o que é importante para nós”, ensina Semadar. As agitações diárias e pluralidade de tarefas a cumprir influenciam o estresse, ansiedade e outras emoções que, em excesso, podem causar danos ao organismo e, ao meditar, você equilibra os pensamentos, ficando invulnerável a sentimentos negativos.


Os efeitos da meditação podem ser percebidos também no organismo. O estresse libera cortisol, hormônio que, em excesso, pode derrubar a imunidade. Quando ele está controlado, todo o corpo agradece. Além disso, os chakras também equilibram o organismo.

fontes; Google, estudos e http://meditarcomo.com/2014/06/maneira-de-pensar-mais-jovial/
image fonte; Pinterest



COMPRIMENTO DOS TELÔMEROS PREVÊ EXPECTATIVA DE VIDA EM PACIENTES CARDÍACOS.


Estudo revelou a possibilidade de prever as taxas de 
sobrevivência entre os pacientes com doença cardíaca 
com base no comprimento de uma cápsula protetora do DNA.








Pesquisadores do Intermountain Medical Center, nos EUA, descobriram que o comprimento de um filamento do DNA pode prever a expectativa de vida de pacientes com doença cardíaca.

Estudo mostrou que é possível prever as taxas de sobrevivência entre os pacientes com doença cardíaca com base no comprimento de uma cápsula protetora do DNA encontrada na extremidade dos cromossomos conhecida como telômeros.

Segundo os pesquisadores, quanto mais longo o telômero, maior a chance de viver por mais tempo. A equipe sugere ainda que os telômeros poderiam ser usados no futuro como uma forma de medir a eficácia do tratamento cardíaco.

Pesquisas anteriores demostraram que o comprimento dos telômeros pode ser utilizado como uma medida da idade, mas estas descobertas sugerem que a expansão do comprimento dos telômeros podem igualmente prever a expectativa de vida de pacientes com doença do coração.

Telômeros protegem as extremidades do cromossomo de estragar. Conforme as pessoas envelhecem, seus telômeros ficam mais curtos até que a célula não é mais capaz de se dividir. Telômeros encurtados estão associados com doenças relacionadas à idade, tais como doença cardíaca ou câncer, bem como a exposição ao dano oxidativo causado por estresse, tabagismo, poluição do ar, ou condições que aceleram o envelhecimento biológico.
O pesquisador John Carlquist e seus colegas analisaram o DNA de mais de 3.500 pacientes que sofreram ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

Eles se basearam em um recurso exclusivo que permite estudar os efeitos do comprimento dos telômeros e as taxas de sobrevivência de pacientes cardíacos. Um arquivo de amostras de DNA do sangue periférico coletadas de quase 30 mil pacientes cardíacos, com até 20 anos de acompanhamento clínico e dados de sobrevivência. "Com tantas amostras e registros eletrônicos completos, é um recurso único. É inigualável no mundo, e permite medir a taxa de variação do comprimento dos telômeros de um paciente ao longo do tempo, em vez de apenas um instante no tempo, o que é típico para a maioria dos estudos", observa Carlquist.

A equipe acredita que o comprimento dos telômeros poderia ser usado no futuro como uma forma de medir a eficácia do tratamento cardíaco. "Nós já pode testar o colesterol e a pressão sanguínea de um paciente para ver como o tratamento está funcionando, mas isso pode nos dar uma visão mais profunda sobre a forma como o tratamento afeta o corpo e se está ou não funcionando", conclui Carlquist.



Fonte: I Saúde, Comprimento dos telômeros prevê expectativa de vida de pacientes cardíacos. Medida pode ainda ser usada no futuro como forma de monitorar a eficácia de tratamentos para doenças do coração. Acessi em 11/03/2013.


ANTIENVELHECIMENTO, RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES.

A sua idade cronológica condiz com a biológica? Certamente a resposta irá depender de seu estilo de vida e hábitos. Ambiente desfavorável à um estilo de vida adequado, sedentarismo, fumo, estresse emocional, baixa qualidade do sono, sobrepeso ou obesidade, são fatores que predizem à longo prazo como estará mantido o corpo/organismo. Isso traduz quando indivíduos com a mesma idade cronológica, apresentam diferenças em relação a parência, vida produtiva, capacidade intelectual...  ou seja, envelhecer é uma ação indivividual, a velocidade e forma serão distintas de pessoa para pessoa.

"Nós, seres humanos, envelhecemos obedecendo a ritmos e velocidade completamente diferentes uns dos outros. Mesmo que consideremos pessoas com a mesma idade cronológica, a velocidade com que cada uma delas está, neste exato momento envelhecendo, é tão individual quanto a sua impressão digital. Se analisarmos dez indivíduos com 50 anos e que comemorem o aniversário exatamente no mesmo dia, ao aferirmos os seus processos metabólicos, iremos constatar que cada uma delas tem, na verdade, idades totalmente diferentes. Isto deu lugar a um conceito novo e exatamente importante: Idade Biológica, ou seja, a sua idade funcional ou a idade do seu metabolismo." Dr. Ítalo Rachid.

Radicais livres
Os radicais de oxigênio (radicais livres) e o superóxido são produzidos de forma continua e possuem um papel importante nas reações que ocorrem no organismo, em níveis adequados são essenciais, como por exemplo, na produção de prostaglandinas, combatendo vírus e bactérias, agem na coagulação sanguínea, cicatrização... No entanto, em quantidades excessivas são responsável aos processos patológicos, podendo destruir membranas celulares, como o DNA. O stress oxidativo e a inflamação são fatores de risco às doenças degenerativas crônicas crescentes na população como o diabetes, doenças cardíacas, câncer, além do envelhecimento precoce.

Não só pelo processo digestivo, mas ao respirar utilizamos o oxigênio como combustível às células para produzir energia sob a forma de ATP. Entretanto, neste processo contínuo, por meio de reações químicas, moléculas ficam livres, podemos dizer assim que, "resíduos" são formados.

Quando as células do corpo usam o oxigênio, eles produzem naturalmente os radicais livres (subprodutos), que podem causar danos. O organismo em situação normal produz condições específicas para proteção contra danos às células causadas por radicais livres, captam e neutralizam seu excesso. Estes antioxidantes, não são todos produzidos pelo nosso organismo, fato que devemos consumir nutrientes.

Os antioxidantes atuam como "varredores de radicais livres" e, portanto, podem prevenir e reparar danos causados ​​por esses radicais livres. Os problemas de saúde, como doença cardíaca, degeneração macular, diabetes, câncer são todos causados por danos oxidativos. Os antioxidantes podem também aumentar a defesa imunológica e, portanto, menor o risco de câncer e infecções.

Para você ter uma ideia, antioxidantes endógenos produzidos pelo nosso organismo são as enzimas SOD, catalase e glutationa peroxidase, os antioxidantes exógenos, devem ser fornecidos através da alimentação entre eles alguns exemplos estão as vitaminas A, C, E, betacaroteno e outros carotenóides, polifenóis, selênio, zinco, cobre, manganês, biotina, coenzima Q10, ácido alfalipóico.
A presença de radicais livres pode resultar em câncer, acidente vascular cerebral, problemas cardíacos, envelhecimento precoce, e muitas outras doenças degenerativas. Células não funcionam corretamente quando os radicais livres as afetam.

Como os radicais ocorrem em nosso metabolismo naturalmente, mas também são formados por influências ambientais, como poluição, fumaça do cigarro dos outros, radiação e agrotóxicos; os ANTIOXIDANTES são nutrientes poderosos que prevenir, reduzir, atrasar ou reparar os danos oxidativos às células do nosso corpo causados ​​pelos radicais livres.

Por enfatiza-se a NUTRIÇÃO DIÁRIA? A forma mais simples e eficaz para alcançar uma boa saúde e longevidade é o foco sobre ela, já que é a  melhor maneira de repor as "ferramentas" ao pleno funcionamento do organismo.
Existem certos alimentos que contêm uma quantidade excepcionalmente grande em antioxidantes. Aqui estão cinco dos alimentos antioxidantes:

A maioria dos antioxidantes comumente conhecidos
 Vitamina A e carotenóides, encontrada em alimentos como cenoura, abóbora, brócolis, batata doce, tomate, couve, melão, pêssegos e damascos
 Vitamina C
As frutas cítricas como laranja e limão, etc, pimentão verde, brócolis, vegetais de folhas verdes, morangos e tomates
 Vitamina E
Nozes e sementes, grãos integrais, vegetais verdes folhosos, óleos vegetais e óleo de fígado
 Selênio
Peixes e crustáceos, carne vermelha, cereais, ovos, frango e alho

Outros antioxidantes comuns:
Alguns fitoquímicos:
 Flavonóides / polifenóis: Soja, vinho tinto, uvas, romã, cranberries, chá
 Licopeno: Tomate e seus produtos, caqui, melancia
 Luteína: Vegetais verde-escuros, como couve, brócolis, kiwi, broto de bruxelas e espinafre
 Lignanas: Semente de linho, aveia, cevada, centeio

Mais antioxidantes:
 Coenzima Q10 ( CoQ10 )
 Glutationa
As enzimas endógenas antioxidantes:
 Superóxido dismutase (SOD)
 Catalase
 Glutationa peroxidase

Já que os antioxidantes são encontrados em abundância no feijão, grãos, frutas e legumes, procure variar sua dieta, inclua frutos com cores brilhantes - luteína em alguns dos pigmentos amarelos encontrados no milho, laranja melão, abóbora e manga; vermelha do licopeno de tomate e melancia...  É melhor obter esses antioxidantes dos alimentos, em vez de suplementos. Além disso, minimize a exposição do estresse oxidativo, tais como tabagismo...


ÔMEGA PODE RESTAURAR TELÔMEROS E REDUZIR O ESTRESSE OXIDATIVO.


Telômeros
Tomar suplementos doácido graxo ômega-3suficientes para equilibrar os óleos comuns da dieta ocidental pode retardar um processo biológico chave ligado ao envelhecimento.
O estudo mostrou que a maioria dos adultos de meia-idade com sobrepeso, mas saudáveis, que tomaram suplementos de ômega-3 por quatro meses alteraram a proporção do seu consumo de ácidos graxos de uma maneira que ajudou a preservar pequenos segmentos de DNA nos glóbulos brancos do sangue.
Esses segmentos, chamados telômeros, diminuem ao longo do tempo em muitos tipos de células, como uma consequência do envelhecimento.

Suplementação dos telômeros
No estudo, o alongamento dos telômeros nas células do sistema imunológico foi mais prevalente em pessoas que melhoraram substancialmente a proporção de ômega-3 em relação a outros ácidos graxos em sua dieta.
A suplementação de ômega-3 também reduziu o estresse oxidativo, provocado pelo excesso de radicais livres no sangue - cerca de 15% em comparação com os efeitos observados no grupo que tomou placebo.
Os participantes no estudo tomaram ou 2,5 gramas ou 1,25 grama de ômega-3. Os participantes do grupo placebo tomaram pílulas contendo uma mistura de óleos vegetais comuns na dieta ocidental.
Outro estudo recente também havia mostrado uma associação entre a ingestão de ômega-3 e efeitos benéficos quanto ao envelhecimento: 

Nutrição e envelhecimento
"A descoberta sobre os telômeros é provocativa na medida que sugere a possibilidade de que um suplemento nutricional possa realmente fazer a diferença no envelhecimento," disse Jan Kiecolt-Glaser, da Universidade do Estado de Ohio (EUA), principal autora do estudo.
Em outra publicação recente deste estudo, Kiecolt-Glaser e seus colegas relataram que suplementos de ácidos graxos ômega-3 reduziram as inflamações no mesmo grupo de adultos.
"A inflamação em particular está no coração de vários problemas de saúde. Qualquer coisa que reduza a inflamação tem um monte de efeitos potencialmente saudáveis entre os adultos mais velhos", disse ela.


Fonte: Diário da Saúde, Ômega-3 restaura telômeros, que encurtam com o envelhecimento. Acesso em 03/10/2012.


Curso Fitoterapia Online: https://goo.gl/1WjgNH




ALIMENTAÇÃO PARA RETARDAR O ENVELHECIMENTO.


Comer menos, dizem os cientistas, faz você viver mais. E melhor?
Não, afirma Luciana Aun, médica cirurgiã e autora de "Segredos do Antienvelhecimento" (ed. Livre Expressão, 165 págs., R$ 34).

Para manter a saúde e retardar os efeitos do passar dos anos no corpo é preciso até consumir algumas calorias extras -desde que vindas dos alimentos certos e com novos arranjos nas proporções de cada grupo de nutrientes conforme a fase da vida, segundo a médica.

Sua teoria é a de que, a partir da pré-menopausa ou da andropausa, época em que começa o declínio hormonal na mulher e no homem, respectivamente, é preciso comer mais gorduras "boas".

Ela propõe uma mudança na tradicional pirâmide alimentar, que indica as proporções de consumo diário para cada grupo de nutrientes.

 No esquema tradicional, as gorduras ficam no topo da pirâmide: significa que devem ser ingeridas nas menores quantidades diárias. Aun defende que, ao envelhecer, a pessoa mude essa proporção.

"Gorduras boas, especialmente as ricas em ômega 3, facilitam a fabricação e o transporte de hormônios, sem causar inflamação", diz.

OUTRO LADO
A ação anti-inflamatória do ômega 3 já foi comprovada. E as gorduras são mesmo importantes para o trabalho hormonal. Mas os argumentos não são suficientes para aumentar o consumo do nutriente, na opinião do cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia.

"As gorduras não podem passar de 35% do total de alimentos consumidos ao dia. Demais, até mesmo gordura boa faz mal."

O problema, segundo o cardiologista, é que o nutriente altamente calórico (um grama tem nove calorias) aumenta também gordurinhas que ninguém considera do bem, como aquelas ao redor da cintura.

As consequências não são só estéticas: os pneuzinhos também aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

ANTIOXIDANTES

Outro ponto da dieta antienvelhecimento proposta por Aun é aumentar a reserva de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, moléculas relacionadas aos processos degenerativos do organismo.

Para melhorar o aproveitamento dos antioxidantes fornecidos pelos alimentos, a médica sugere que eles sejam consumidos em forma líquida pelas pessoas mais velhas.

A ideia é facilitar o trabalho de digestão. "Todo processo metabólico, como o digestivo, gera um 'lixo' celular, fonte de radicais livres. Se economizamos nesse processo, sobra energia e nutrientes para músculos, pele e órgãos funcionarem melhor."
Mas também não dá para levar muito ao pé da letra essa dieta líquida.
Em alguns casos pode ser bom, mas não é fundamental para garantir a absorção das substâncias que a pessoa precisa, segundo a bioquímica e nutricionista Lucyana Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, de São Paulo.

"O melhor é fazer um 'bem-bolado' de líquidos e sólidos, de alimentos que ajudam na regulagem hormonal e de antioxidantes", diz Kalluf.

E lembrar que, para envelhecer bem, o corpo não quer só comida. "Não adianta comer tudo certinho se você vive estressado ou deprimido", diz Aun, que também colocou a atividade física e a meditação em sua pirâmide.

Fonte: Folha, Médica propõe mudança alimentar para retardar envelhecimento. Acesso em 03/05/2012.

EDUCAÇÃO, ENVELHECIMENTO E DNA.

Os pesquisadores sugerem que uma educação melhor
permite que as pessoas tomem decisões melhores que
afetam a saúde no longo prazo.


Doenças sociais
Uma pesquisa realizada com 400 homens e mulheres sugere que pessoas com menos educação têm tendência a envelhecer mais rapidamente.

Análises do DNA dos pesquisados sugerem que o envelhecimento celular é mais avançado em adultos sem qualificações, comparados com aqueles que tem um diploma universitário.
A instituição de caridade britânica para problemas do coração, British Heart Foundation, afirmou que o estudo, realizado em Londres e publicado na revista especializada Brain, Behaviour and Immunity, reforça a necessidade de enfrentar as diferenças sociais.

"Não é aceitável que o local onde você vive ou o quanto você ganha - ou a menor bagagem acadêmica - possam significar um risco maior de doenças", afirmou o professor Jeremy Pearson, diretor médico associado da instituição.

Situação econômica e saúde
A ligação entre boa saúde e situação socioeconômica já foi estabelecida em outras pesquisas.

As pessoas mais pobres tem mais probabilidade de fumar, fazer menos exercícios e ter menos acesso atendimento de saúde de boa qualidade, quando comparadas as pessoas mais ricas.
Mas, o novo estudo sugere que a educação pode ser um fator determinante mais preciso da saúde no longo prazo do que o status social e a renda.

Além do University College de Londres, também participaram especialistas da University of Wales Institute, em Cardiff, e da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Educação e saúde
Os pesquisadores sugerem que uma educação melhor permite que as pessoas tomem decisões melhores que afetam a saúde no longo prazo.
Os cientistas também especulam que as pessoas mais qualificadas poderão sofrer menos com o estresse no longo prazo ou então ter mais habilidade para lidar com o estresse.

"Educação é um marcador de classe social que as pessoas adquirem logo no início da vida e nossa pesquisa sugere que é a exposição no longo prazo às condições de um status mais baixo que promove o envelhecimento celular acelerado", afirmou o professor Andrew Steptoe, do University College de Londres, que liderou o estudo.

Telômeros
A equipe de Steptoe pegou amostras de sangue de mais de 400 homens e mulheres com idades entre 53 e 75 anos e então mediram o comprimento de partes do DNA encontrado na extremidade dos cromossomos.

Estas partes, chamadas telômeros, protegem os cromossomos de danos. Os cientistas acreditam que telômeros mais curtos podem ser um indicador de envelhecimento mais rápido.

Os resultados da nova pesquisa, realizada na Universidade College de Londres, mostraram que pessoas com menos educação tinham telômeros mais curtos, o que indica que elas podem envelhecer mais rapidamente.

Estes resultados também indicaram que o comprimento dos telômeros não foi afetado pelo status social e econômico de uma pessoa em um período mais tardio de sua vida, como se pensava anteriormente.

Educação para a vida
Para o professor Stephen Holgate, presidente do Conselho de Pesquisa Médica e da Diretoria de Sistemas de Medicina, as experiências de uma pessoa no início da vida "podem ter influências importantes na saúde".

"Assim como em todas as pesquisas de observação, é difícil estabelecer as causas destas descobertas, mas este estudo fornece provas de que ter uma educação em um nível mais alto pode trazer mais benefícios do que apenas no mercado de trabalho", afirmou.



Fonte: Diário da saúde, Melhor nível educacional retarda envelhecimento, MAY, 2011.


ABRANDE O ENVELHECIMENTO, PRESERVANDO SEUS TELÔMEROS.

Não podemos modificar a idade 
mas podemos e devemos 
agir sobre os fatores que 
contribuem para preservar 
o comprimento dos telômeros. 


Os telômeros são as estruturas que estão implantadas nos terminais dos cromossomos. Quanto mais curtos forem os cromossomas mais aumenta o risco de envelhecimento acelerado e de doenças crônicas como o cancro e as doenças cardiovasculares. Há 8 conselhos para preservar os telômeros. Os telômeros são as estruturais terminais nos cromossomas que se encurtam cada vez que estes se dividem, até ao ponto em que já não é possível haver mais divisão celular (limite de Hayflick) ou seja, não há lugar a mais rejuvenescimento. Não podemos modificar a idade mas podemos e devemos agir sobre os fatores que contribuem para preservar o comprimento dos telômeros.

Permaneça magro
As pessoas obesas têm telômeros mais curtos que as magras. Mas há esperança pois os obesos que perdem peso vêm os telômeros alongar-se; quanto mais massa gorda se perde maior é o alongamento dos telômeros.

Exercício físico
Um estudo com 2401 participantes demonstrou quanto mais exercício físico as pessoas praticam, mais se alongam os seus telômeros. Isto vem mostrar o interesse da atividade física regular para prevenir o envelhecimento.

Diminuir o stress oxidativo e a inflamação silenciosa
O stress oxidativo está relacionado com as agressões por radicais livres de oxigênio às membranas celulares e aos organelos das células. Estes radicais são exacerbados pelo fumo, sol, poluição, álcool, abuso de medicamentos, exposição aos pesticidas e a metais pesados. O stress oxidativo acompanha-se sempre de inflamação! As pessoas com maior stress oxidativo e inflamação são as que têm os telômeros mais curtos. De notar que as substâncias naturais como o açafrão, as vitaminas C e E, o selénio e o zinco diminuem estas reacções aumentando o comprimento dos telômeros.

Vitamina D
Segundo um estudo em 2160 mulheres entre os 18 e os 79 anos, as que tinham os níveis mais elevados de vitamina D eram as que tinham os telômeros mais longos, equivalendo a menos 5 anos de envelhecimento celular.

Folatos (vitamina B9)
Os folatos (vitamina B9) fornecem substâncias apelidadas de grupos metilo os quais servem de percursores às bases azotadas que entram na composição do ADN e dos telômeros. Um estudo acaba de demonstrou que as pessoas com taxas elevadas de folatos têm telômeros mais longos. Encontramos esta vitamina nos espinafres, na couve, e nos espargos entre outros.

Suplementação com multivitaminas
Segundo um estudo publicado em Junho 2009 com 586 mulheres entre os 35 e 74 anos, as que consumiam mais vitaminas tinham em média mais 5.1% de comprimento nos telômeros.

Reencontre o equilíbrio
O comprimento dos telômeros tem sido associado, em diversos estudos, ao stress crônico e à depressão. Segundo a Dr.ª Elizabeth Blackburn, certas formas de meditação podem evitar os efeitos do stress e controlar os níveis de cortisol e insulina.

Vida Saudável


Finalmente, um estilo de vida sadio, que compreenda um regime rico em legumes e frutos, uma atividade física regular, a prática de relaxamento, ioga ou meditação está associado a maiores telômeros, em todos os estudos.

Fonte: Dr. Luis Romariz, É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto. 8/10/09. PRESERVE OS SEUS TELÓMEROS E ABRANDE O ENVELHECIMENTO. Acesso em 19/02/2012.




Curso Esética Corporal Tv: https://goo.gl/LKRYaA



Os segredos de beleza de Cleópatra



Elizabeth Taylor em foto de divulgação do filme "Cleópatra"


Cleópatra, a rainha grega do Egito, era descrita como uma mulher fatal e de rara beleza. Uma harmoniosa combinação de: espiritualidade, beleza, determinação e inteligência tornaram Cleópatra à mulher mais famosa do mundo. Mas qual era os segredos de beleza de Cleópatra ?
Alguns segredos de beleza de Cleópatra, como os banhos de leite para a amaciar a pele, seria impossível hoje em dia, mas outros estão ao seu alcance, confira os segredos de beleza de Cleópatra:

Sempre que a gente pensa em Cleópatra vem a imagem da Elizabeth Taylor no filme sobre a Rainha do Egito, mas esteja certa que Cleópatra não tinha nada ou quase nada da Elizabeth Taylor, e por algumas reconstituições feitas a partir de uma moeda cunhada na época, para os padrões atuais, ela era até feiinha. Mas não importa, Cleópatra foi uma mulher interessante, sedutora, poderosa, que marcou uma época e deixou o seu nome gravado no mundo.
O que é certo é que Cleópatra gostava de si mesmo e se cuidava.
Alguns segredos de beleza de Cleópatra chegaram até nós, como os banhos de leite para a amaciar a pele, mas hoje isto seria praticamente impossível, já outros segredinhos dá para a gente adotar e usar já.

Vamos aos segredos de beleza da Cleópatra:


1. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã clareia a pele, evita as manchas de idade, além de afastar as bactérias e infecções da pele. Como o vinagre de maçã pode ser um pouco agressivo para a pele, dilua-o em água antes de usá-lo. Quem usa este segredo de beleza de Cleópatra é a Scarlett Johansson.

2. Esfoliação com sal marinho

Cleópatra esfoliava sua pele com sal da água do Mar Morto, mas você não precisa tanto, basta usar sal marinho comprado no supermercado. Misture o sal marinho com óleo de coco e esfolie sua pele do corpo, uma vez por semana O óleo de coco você encontra em qualquer farmácia.

3. Óleo de Rosas

O cheiro de rosas é sempre agradável e você não precisa gastar muito comprando perfumes caríssimos, basta algumas gotas de óleo de rosas na pele e você estará com o mesmo cheiro da mulher mais poderosa do mundo, Cleópatra, o que não é pouco!

4. Mel

Mel é calmante e nutritivo para a pele. Para fazer uma máscara hidratante use uma colher de chá de mel, 1/4 de um abacate e uma colher de chá de óleo de coco. Deixe descansar no seu rosto por 15 minutos. Pronto, você vai ficar com uma pele de rainha.

Os segredos de beleza de Cleópatra eram feitos de ingredientes naturais, que hoje podemos encontrar na nossa geladeira. Inclua em sua rotina de beleza alguns procedimentos naturais e você verá o resultado fantástico que irá conseguir.

fonte;google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...